o que é o PEQ ?

O PEQ (Plano Espiritual de Quaresma) é um meio para “procurar e encontrar Deus em todas as coisas” mais intensamente. Não é atletismo espiritual. Nem é um exercício para ficares com mais músculo e heroicamente persistires numa situação difícil até ao esplendor da libertação na Páscoa. O PEQ é um exercício para arriscares encontrar o Deus que se dá a ti, a todos, e liberta cada um(a). O Deus que se baixa para estar contigo e trabalha contigo no Mundo. É Jesus Cristo. Queres conhecê-Lo e trabalhar com Ele?

Então, vamos organizar encontros e recursos de oração, partilha e reflexão nos quais queremos o que Deus quer, isto é, coser a vida e a oração. Ofereceremos, por exemplo, a possibilidade de fazer Exercícios Espirituais de Quaresma; um Caderno de Oração Diária no WhatsApp ou os preciosos PEQs às Terças que nos ajudam a mergulhar na vida e levantar boas e grandes questões.

A Beleza salvará o mundo?

A ” Beleza é a primeira palavra” de um teólogo. Esta referência ao teólogo Hans von Balthasar, o teólogo da Beleza, garante-nos que no mundo em que vivemos todos procuramos a beleza.

 

As novas gerações de universitários procuram a beleza desassossegadamente como pão para a boca. A imagem é, sem exceções, um sinal de identidade e de credibilidade. A vida entre universitários é um jogo de fascínio e sedução, inclusive para os crentes, a espiritualidade oscila entre o palco de uma enorme emoção e um estaleiro cego de regras, como se a fé não passasse de um código de barras. 

 

Mas, e se a beleza fosse a grande pergunta?

 

Este ano os PEQs das Terças da Quaresma do CREU, entre o online e a esperança do presencial, pretendem oferecer uma experiência estética da Humanidade e de Deus, onde através das artes e das letras é possível tocar no mistério da fragilidade e da insegurança humana e aprender com o próprio Deus a vencer o falso mundo que pode existir em cada um de nós.

A Melhor Quaresma de Sempre: propostas de oração para um encontro diário com o Pai da ternura.

É impossível não querer mais intimidade com o Senhor. Se não a queres…bom, não resistas tanto a Deus. É “no recolhimento e oração silenciosa, [que] a esperança é-nos dada como inspiração e luz interior, que ilumina desafios e opções da nossa missão; por isso mesmo, é fundamental recolher-se para rezar (cf. Mt 6, 6) e encontrar, no segredo, o Pai da ternura” (Papa Francisco, mensagem para a Quaresma 2021).