NOTÍCIAS

Companhia de Jesus com três novos padres

António Pamplona, João Sarmento e Nelson Faria foram hoje ordenados sacerdotes na Sé Nova de Coimbra. Os três novos padres da Província Portuguesa da Companhia de Jesus receberam o sacramento da ordem pela imposição das mãos do bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, numa celebração com um caráter restrito que contou apenas com a presença de familiares, amigos e companheiros jesuítas.

in Ponto SJ

whatsapp-image-2020-07-05-at-16-19-07-2.

“Sprint Weekend” for Porto’s Solidarity

Jesuits in Europe

"Action by CREU-IL and Círculo Xavier mobilized hundreds of people who delivered donations of food and hygiene products that will now be given to families in need.

...

This initiative started from the diagnosis of a very significant increase in the needs of the various fringes of the population covered by the works related to the Society of Jesus in Porto." 

in Jesuits in Europe

POR_-__Newsletter_slider_550.jpg
 

Covid-19: Regras de segurança nas celebrações comunitárias

Diocese do Porto

"Para o reinício das celebrações comunitárias na Igreja Católica a Direção Geral de Saúde (DGS) publica cartazes informativos para afixação que estão disponíveis para download no nosso site.

Com estas informações é dado cumprimento ao nº4 das Orientações da Conferência Episcopal Portuguesa publicadas a 8 de maio último:

20191012-joaolc_diocese_porto-9_cedofeit

“Devem afixar-se, em sítios bem visíveis, cartazes a lembrar as regras de higiene e de distanciamento”.

Mais se recorda que segundo essas mesmas orientações é fundamental respeitar a recomendação da não participação presencial nas celebrações dominicais se a pessoa pertencer a um grupo de risco.

A higienização das mãos e o uso de máscara é absolutamente obrigatório nas celebrações. A máscara deve estar corretamente colocada cobrindo nariz e boca.

Durante a celebração é obrigatório manter a distância de segurança recomendada de 2 metros entre cada pessoa, a não ser que coabitem.

O gesto da paz continua suspenso e o ofertório deve ser feito à saída.

Para comungar os fiéis devem respeitar na fila 2 metros de distância de segurança para com os demais, devendo baixar a máscara 2 pessoas antes de comungar.

Ao receber a hóstia consagrada na mão deverá imediatamente levá-la à boca e voltar a colocar a máscara. A comunhão deve ser feita em silêncio.

Nas celebrações não devem ser distribuídas folhas ou desdobráveis e devem ser seguidas todas as indicações das equipas de acolhimento."

in Diocese do Porto

Covid-19: centro universitário jesuíta propõe uma Via Sacra digital

"Jovens animadores do Centro de Reflexão e Encontro Universitário Inácio de Loyola, no Porto, explicam como foi importante para eles, em tempo de pandemia, produzir um conteúdo digital sobre os últimos momentos da vida terrena de Jesus.

cq5dam.thumbnail.cropped.1500.844.jpeg

"Em plena crise do novo coronavírus, um grupo de jovens animadores do CREU-IL, Centro de Reflexão e Encontro Universitário Inácio de Loyola, no Porto, decidiu propor a vivência das últimas e dolorosas horas da vida terrena de Jesus num formato digital."

in Vatican News

O Papa Francisco anuncia oração e adoração comunitária para 27 de março, com benção Urbi et orbi e opção de indulgência plenária

"A oração do Santo Padre - especifica o comunicado -, poderá ser seguida ao vivo através dos meios de comunicação e será concluída com a Bênção Eucarística que será concedida "Urbi et orbi" através dos meios de comunicação. A todos aqueles que se unirão espiritualmente a este momento de oração através da mídia será concedida a indulgência plenária de acordo com as condições estabelecidas no recente decreto da Penitenciária Apostólica".

in Varican News

17h (18h em Roma)

Cerimónia transmitida na RTP 1 e online, no video acima

Igrejas de Portugal e Espanha juntas em iniciativa inédita para “enfrentar solidariamente esta adversidade”

Num gesto inédito e histórico, o bispo de Leiria-Fátima vai, esta quarta-feira, consagrar Portugal e Espanha ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria. “A oração ajuda-nos a permanecer unidos”, diz D. António Marto ao Expresso. A cerimónia decorre à porta fechada, na Basílica de Fátima. Mas será transmitida em direto a partir das 18h30 pelas estações públicas de televisão dos dois países.

in Expresso

Cerimónia presidida pelo Cardeal D. António Marto transmitida Online (vídeo acima), na Rádio Renascença e na RTP Memória

Papa convida todos os cristãos a oração ecuménica do Pai-Nosso

“Nestes dias de provação, enquanto a humanidade estremece com a ameaça da pandemia, gostaria de propor a todos os cristãos que unam as suas vozes para o Céu. Convido todos os chefes das Igrejas e os líderes de todas as comunidades cristãs, juntamente com todos os cristãos das várias confissões, a invocar o Deus Altíssimo, Todo-Poderoso, enquanto recitam simultaneamente a oração que Jesus, Nosso Senhor, nos ensinou”, disse, na Biblioteca Apostólica do Vaticano, onde recitou a oração dominical do ângelus.

in Agência Ecclesia

Reflexão do Papa, dirigida a todos os cristãos, e Pai Nosso

Papa pede para rezer o terço por todos os afetados pelo COVID-19

O Papa Francisco pediu para hoje, 19 março, rezar o terço em todo o mundo, às 20h (21h em Roma), em comunhão com toda a Igreja, por todos os que sofrem com a epidemia da COVID-19

O Cardeal Patriarca reforça o pedido do Santo Padre

Transmissão das ordenações disponível aqui

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • whatsapp-computer-icons-message-phone-ic

Rua de Oliveira Monteiro 562, 4050-440 Porto

CONTACTOS

Logo CREU-IL LETTER 600PX-23.png
cropped-pontosj_logo_2anos_com_frase.png